
Teimosa?! Eu?! Depende. Primeiro porque essa característica é algo relativo, e também porque existem dois tipos de teimosia. As quais irei discorrer nestas próximas linhas. Elas se chamam: teimosia positiva e teimosia negativa.
A teimosia positiva é aquela que faz você não desistir do que você acredita, seus sonhos, seus princípios e suas verdades. Esse tipo de teimosia é bem relacionado também com a perseverança... essa teimosia é uma dádiva, pois faz você não abandonar as coisas tão fácil, e lhe permite permanecer em seus objetivos!
Permanecer lutando por um amor que não é correspondido é uma teimosia de tempo perdido o que também chama-se de burrice.
Vamos à um exemplo de teimosia positiva: Nóe. Provavelmente as pessoas acharam que Noé era teimoso negativo - Noé não vai chover seu teimoso! Mas ele era um teimoso positivo. Acreditou no que Deus falou para ele. Bom garoto!
Já a teimosia negativa é aquela que quer algo mesmo sabendo que é errado. Uma criança com gripe não deve tomar banho de chuva, mas ainda sabendo que seu pai não quer isso pra ela e que não lhe fará bem, ela quer isso de qualquer jeito - teimosia negativa! Quando agimos como crianças assim, estamos sendo teimosos negativos. Perseverando contra nós mesmos. Colaborando com nosso próprio sofrimento. Os teimosos negativos geralmente são pessoas regidas por diversas emoções, e muito pouco pela razão. Geralmente aprendemos depois de um tempo a inverter essa situação, mas muitos vivem da teimosia negativa eternamente.
Por falar em eternamente acabei de lembrar de mais um tipo de teimosia, este, acho que deve ser o pior, ele pode ser chamado também como a teimosia do contra. As pessoas que usam dessa teimosia são as que nunca estão de acordo com você, e a única razão que elas tem para isso é que querem discordar SEMPRE! Tenho uma amiga que é tão do contra SEMPRE que nasceu menina somente porque o pai dela queria um menino - é o que dizem.
Esses são os três tipos de teimosia que eu conheço, se você souber de mais algum, por favor me avise. E digo mais, acho que Deus é um sujeito teimoso no que diz respeito a gente. Quando ele quer alguém, e quer abençoá-lo, teima, teima e dificilmente desiste (isso não quer dizer que Ele nunca desista...afinal, existe o livre arbítrio!).
A questão é que a teimosia pode ser algo bom, quando o resultado vale à pena. Use da teimosia com racionalidade e poderá chegar em ótimos lugares.
O mundo precisa de pessoas teimosas o suficiente para barrar o sistema que está moldando pessoas sempre iguais.
Teimosia para o bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário